Arcos do triunfo
Arco de Septímio Severo
No lado noroeste do Fórum romano, próximo do Templo de Saturno, encontra-se o Arco de Septímio Severo. Foi edificado em 203 d.C., em comemoração da vitória sobre os Partas, obtida com as duas campanhas militares que foram concluídas em 195 e em 203 d.C e dedicado a Septímio Severo e seus dois filhos, Caracala e Geta. Logo após a morte deste último, foi retirado o seu nome da inscrição contida no arco, para que fosse também apagado da memória dos romanos.
A sua estrutura divide-se em três arcos de triunfo:
- Arcos de triunfo de um arco, três arcos ou quadriformes.
- Arco de triunfo com um arco:
Simples, de um arco, coroado com um entablamento com inscrição e sustentado por colunas ou por colunas inclinadas. Sobre o entablamento uma arquitrave com uma cornija onde está o motivo da sua construção.
- Arco de triunfo de três Arcos:
Mantêm a sua estrutura sendo o arco central mais lagos e mais altos do que os laterais, serviam também como "portas controlo" das cidades: pelo arco central - maior, passavam os veículos e os animais e nas laterais as pessoas, um a fim entrar e outro a sair.
- Arco de triunfo quadriforme:
Como seu nome indica, é esse isso tem quatro partes dianteiras. Do quadrado ou da planta ligeiramente rectangular, mantêm em cada de seus lados um arco, , comunica-se directamente com o enfrentado e perpendicular outros dois. eram colocados no acesso principal das cidades, assim para recordar a seus habitantes o grandeza e a força do mundo Romano. Em seu princípio eram os arcos de madeira onde se expunham troféus e obtidos em vitórias.
Este costume evoluiu até criar os arcos comemorativos com as inscrições.
São da origem Romana, e é evidente seu sucesso, desde que se continuaram que constroem mesmo nossos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário