quarta-feira, 29 de maio de 2013
Arcos do triunfo
Arco de Tito
Construído entre 106-113 d. C.
Este arco está localizado na zona oriental do Fórum Romano, a sul do Templo de Vénus e Roma.
É um arco de uma abertura revestido a mármore, que apresenta quatro colunas de capitéis compósitos. A sua decoração escultórica conta as vitórias romanas, sobre globos com estandartes na abóbada e na arquitrave um friso descreve as vitórias de Vespasiano e Tito sobre os judeus.
Comemorando a conquista de Jerusalém, em 1 de Agosto de 67, pelo Imperador Tito Flávio que comandou as hostes romanas foi erigido o Arco de Tito.
Totalmente construído em mármore, no ano 81, e medindo de altura 15,4 metros, de largura 13,5 e de profundidade 4,75, este Arco do Triunfo situa-se no Fórum Romano.
Como ornamentações, podem ver-se, num baixo-relevo talhado de um dos lados, soldados romanos a segurar lanças sem pontas, coroados de louros e transportando os seguintes símbolos do Judaísmo, componentes da mobília sagrada do Templo de Jerusalem: a “Mesa do Pão Ázimo”, as trombetas de prata de Menorá, o candelabro de sete braços. Do outro lado, o relevo mostra Tito vitorioso, de pé, numa carruagem puxada por quatro cavalos e conduzida por uma mulher que representa Roma.
Nele consta a seguinte registo:
''SENATVS'' ''POPVLSQVE ROMANVS''
''DIVO·TITO·DIVI·VESPASIANI·F(ILIO)''
''VESPASIANO·AVGVSTO''
Isto é: "Do Senado e do povo romano para o divino Tito, filho do divino Vespasiano, Vespasiano Augusto". No interior do arco está reproduzida a apoteose de Tito.
O Arco de Tito juntamente com a Ara Pacis e a coluna de Trajano são os três monumentos mais representativos da Roma Imperial.
Fonte: http://historiadaarte.pbworks.com/w/page/18413823/Arcos%20de%20triunfo
Arcos do triunfo
Arco de Constantino
Constantino I, Constantino Magno ou Constantino, o Grande, (272 - 22 de Maio de 337), foi proclamado Augusto pelas suas tropas em 25 de Julho de 306 e governou uma porção crescente do Império Romano até à sua morte. Nascido em Naissus, na Alta Dácia (actual Roménia),
Arco de Constantino situa-se na cidade de Roma, a pouca distância do Coliseu. Foi construído em estilo corintiano, em homenagem à vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C., batalha que terminou vinte anos de confrontos e unificou opoder de Roma.
É interessante notar que nos elementos decorativos são poucos os que recordam Constantino. Há, sim, relevos que mostram o Imperador Marco Aurélio e ornamentos que comemoram a Vitória de Trajano sobre os Dácios. Tal sucede porque os artistas desta época aproveitavam ornamentos e estátuas de outros monumentos antigos.
O Arco de Constantino está decorado nas frentes Norte e Sul. Tem cinco medalhões com o diâmetro de dois metros e estátuas de oito prisioneiros da Dácia que foram retiradas do Forum Trajano.
As impressões produzidas pelo arco e suas decorações é de uma perfeita harmonia entre as suas diversas partes, ainda que as esculturas do arco e do ático provenham de monumentos de Trajano e de Aurélio e os tondi ou medalhões redondos das duas fachadas norte e sul tenham pertencido a edifícios de Adriano. Lateralmente as, esta série de oito medalhões foi
completada por dois outros medalhões datando do tempo Constantino; representam do lado norte o nascer do sol e do lado sul o acaso da lua.
Sob os medalhões corre o estreito friso representando as batalhas que o transforma em imperador, assim com as procissões e as festas que seguiram ás suas vitórias. As cenas da batalha, no lado sul do arco, representam á direita Verona e á esquerda a batalha de Milvius. Parecem ser obra do mesmo artista que esculpiu nos lados este e oeste do arco os frisos representando o triunfo: cortejo e a entrada do imperador num carro atrelado.
Os dois frisos no lado norte contêm a proclamação imperial e um congiariun, ou distribuição de pão, obra de outro artistas.
No lado norte do sobre cada um dos quatro pilares está representada uma vitória, enquanto a face oposta do pilar apresenta grupos de soldados romanos e de bárbaros vencidos. No grupo de bárbaros, o pathos pagão cedeu lugar á piedade cristã.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
A Lipstick recomenda.
Filme: O júri
Celeste Wood contra Fix Boarns Fire Armas
Este filme retrata a venda de armas à população norte americana sem a menor dificuldade da comercialização trazendo danos irreparáveis a diversas famílias como é citado nesse filme.
O caso Celeste Wood foi originado em uma segunda feira dentro de uma grande empresa americana onde seu marido era um dos gerentes, que por ventura há três dias anterior na (sexta feira) havia despedido um de seus corretores de imóveis.
Esse corretor fracassado foi até uma loja de arma comprou uma arma automática sem qualquer dificuldade, adentrou no prédio de seu emprego onde fora despedido onde matou 11 pessoas e feriu cinco sendo que logo após deu um tiro contra sua própria cabeça.
Passam dois anos esse caso é levado a júri contra o fabricante de armas devido à fabricação de armas de calibres pesados para a venda se restrição alguma como se todos que fossem adquiri-las eram simples colheçonadores, sendo que a mesma fabricante dessas armas havia cido levado a júri em outra época quando um jovem foi até uma escola portando uma de suas armas também automática em uma cidade pequena matando nove alunos e ferindo outros mais, o município entrou contra o fabricante alegando que ele teria uma parte de culpa sendo que armas automáticas e de poder de destruição avassalador não tinha nenhuma investigação da vida da pessoa que for tentar adquirir esse produto e nem mesmo tentar saber para que fosse utilizar esta arma. Mas como sempre quem tem dinheiro sempre vence não é. Fora contratado uma consultoria de advogados dirigidos por um senhor chamados Feet que conseguiu comprar o júri e ganhar a causa levando o município a falecia.
Agora no caso Celeste Wood ele volta a defender o fabricante de armas com o mesmo intuito de ganhar a causa comprando o júri a seu favor, mas ele não esperava a infiltração de dois jovens que haviam participado do caso anterior e pelo âmbito de fazer justiça, pois tinham certeza que haviam perdido o caso por terem comprado o veredicto.
Celeste Wood veio até o júri não por dinheiro, mas sim atrás de uma justiça verdadeira que o Estado nos garante perante a lei como o direito a vida, pois sabemos que o dinheiro lhe traria uma vida melhor, mas a justiça é mais recompensadora, sabendo que quantas pessoas também deixariam de passar por esses casos evitando mais mortes e feridos.
O Sr. Wester é o jurado nº. 9, ele e sua namorada lutam contra Feet para que ele não consiga influenciar os outros jurados, enquanto que sua namorada tenta negociar com as duas partes, mas tentando atingir mesmo o Sr. Feet .
O dono da fabrica de armas Fix Boarns durante seu depoimento confirma acaba confirmando que se apóia na 2ª emenda para a venda de armas, onde diz que; que todo cidadão americano poderia ser um portador da uma arma desde que seja para sua legítima defesa, e como poderíamos destingir quem iria agir dentro das normas ou não? Olhando no rosto da pessoa não se descobre o que se passa dentro de sua cabeça e por isso deveria ter mais rigor nesse comércio de armas, pois melhor 5.000 desempregados do que 20.000 mortos por armas.
O Sr. Feet no final com medo da derrota paga os U$$15.000.000,00 para a namorada de Wester e após a transferência do dinheiro, Wester recebe um comunicado em seu bipe onde ele começa a mostrar a seus amigos do júri a agir com o coração mostrando que se dessem o veredicto á favor do fabricante de armas quantas pessoas iriam passar pelo que Celeste estaria passando no momento.
No final o júri deu o veredicto a favor de Celeste Wood condenando o fabricante a pagar U$$ 1 mi por danos morais e 120mi U$$ por rendas futuras a Celeste Wood.
Concluo que a democracia é a melhor forma de se decidir sobre fatos como esses (desarmamento e a proibição da venda de armas) para que melhore a vida em sociedade, pois compramos armas para deixar em casa acabam criando tragédias como filhos pequenos pensando que é um brinquedo e se matando ou matando outro sem querer, casos como de filhos que furtam as armas dos pais para intimidar outras pessoas, roubar e até matar e não se esquecendo dos marginais que roubam armas de quem as compram legalmente pensando que estão protegidas e se esquecem que bandido pega suas vítimas de surpresa.
Do que adianta vc ter uma arma?Adiantaria apenas se vivêssemos sob a lei de Talião.
A melhor arma que temos hoje é: As leis que regem para o melhor convívio das pessoas dentro da sociedade, a policia ou as autoridades competentes, mas a melhor arma mesmo é ter Deus dentro do coração.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Propriedades dos conjuntos
1. Fechamento: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, a reunião de A e B, denotada por A B e a interseção de A e B, denotada por A B, ainda são conjuntos no universo.
2. Reflexiva: Qualquer que seja o conjunto A, tem-se que:
A A = A e A A = A
A A = A e A A = A
3. Inclusão: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, tem-se que:
A A B, B A B, A B A, A B B
4. Inclusão relacionada: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, tem-se que:
A B equivale a A B = B A B equivale a A B = A
5. Associativa: Quaisquer que sejam os conjuntos A, B e C, tem-se que:
A (B C) = (A B) C A (B C) = (A B) C
6. Comutativa: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, tem- se que:
A B = B A A B = B A
7. Elemento neutro para a reunião: O conjunto vazio Ø é o elemento neutro para a reunião de conjuntos, tal que para todo conjunto A, se tem:
A Ø = A
8. Elemento "nulo" para a interseção: A interseção do conjunto vazio Ø com qualquer outro conjunto A, fornece o próprio conjunto vazio.
A Ø = Ø
9. Elemento neutro para a interseção: O conjunto universo U é o elemento neutro para a interseção de conjuntos, tal que para todo conjunto A, se tem:
A U = A
10. Distributiva: Quaisquer que sejam os conjuntos A, B e C, tem-se que:
A (B C ) = (A B) (A C) A (B C) = (A B) (A C)
terça-feira, 21 de maio de 2013
Organograma- Técnicas Organizacionais
Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma
organização. Os organogramas mostram como estão dispostos os órgãos ou
setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles.
Funções:
- Demonstrar a divisão do trabalho - dividindo a organização em frações
organizacionais (partes menores)
- Destacar a relação superior-subordinado e a delegação de autoridade e
responsabilidade
- Evidenciar o trabalho desenvolvido em cada unidade, detalhando: o tipo de
trabalho desenvolvido, cargos existentes, nomes dos titulares, quantidade de
pessoas por unidade, a relação funcional além da relação hierárquica
- Facilitar a análise organizacional
Vantagens:
Permite detectar funções importantes negligenciadas, funções secundárias
com demasiada importância, funções duplicadas ou mal distribuída
Facilita o SIG e o fluxo de comunicação
Auxilia a graduar trabalhos e tarefas e uniformizar cargos
Auxilia a visualizar o todo organizacional, as necessidades de mudanças e o
crescimento da empresa.
EXEMPLO:
Antiguidade Oriental: Características gerais
-Religião:
O estado era proprietário do meio de produção, tinha controle de tudo.
-Teocracias:
É quando a religião está envolvido com o estado.
Governo no qual o líder "Estado" também é do religioso.
Intermediário entre deuses e a população
-As vezes esses deuses era Antropozoomoficos:
têm formatos humanas, mas alguma características de animais, e vice-versa. Servia para os governantes dominá-las com totalidades, sem oposição.
-Sociedade estamental -> divididas em camadas
-Burocracia estatal -> Pessoas dos conjuntos dos funcionários do estado. Pessoas que trabalham para o governo, pessoas privilegiadas.
-Camponeses -> Cultivar as terras do estado - a maioria do lucro vai para o rei como impostos.
-Trabalho compulsório -> Obrigatório NÃO é escravidão é servidão.
Marketing Pessoal
Os elementos fundamentais, quando se atesta que o caminho do sucesso é a prática do marketing pessoal, são:
- A qualidade do posicionamento emocional para com os outros
- A comunicação interpessoal
- A montagem de uma rede relacionamentos
- O correto posicionamento da imagem
- A prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demaisPosicionamento emocional pode ser definido como sendo a forma com que as pessoas se lembrarão de um individuo. Algumas pessoas se recordam de outras pela maneira cortês, positiva e educada como foram tratadas, pela sinceridade e zelo com que tiveram o contato, enfim, pelas emoções positivas que remetem à imagem de outrem. Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o contato interpessoal tenha sido curto.
Assim, a prática do marketing pessoal deverá ser responsável por um grande cuidado na maneira como se dão os contatos interpessoais. São fundamentais para isso atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Reza uma máxima do marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.A comunicação interpessoal pode ser definida como sendo o grande elo que destaca um individuo em meio à massa. Quando ele fala, quando se expressa por escrito ou oralmente, quando cria vínculos de comunicação continuada, o individuo externa o que tem de melhor em seu interior. Assim, usar um português correto e adequado a cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas é básico para um bom desenvolvimento do marketing pessoal. Temos sempre a tendência de ver as pessoas que se comunicam bem como líderes no campo em que atuam.
Rede de relacionamentos pode ser definida como uma teia de contatos, nos mais variados níveis, fundamentais para o individuo se situar socialmente, tanto de forma vertical (com relações em plano mais elevado que o seu) quanto horizontalmente (com seus pares, em plano semelhante).
Quando se fala em rede de contatos, dois desafios surgem imediatamente: dimensionar os relacionamentos de forma plural, isto é, ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva; e manter a rede de contatos, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com atenção e cordialidade.Posicionamento de imagem pode ser definido como uma adequação visual ao contexto social. É fato que a sociedade hipervaloriza a imagem e, exageros à parte, o princípio do cuidado visual precisa ser analisado realisticamente. Assim, o traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem.
Finalmente, a prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais é o grande elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de galgar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam.
Não é preciso dizer que apoiar, ajudar e incentivar as pessoas deve ser um conjunto de atitudes sinceras, transparentes e baseadas no que se tem de melhor. Até porque ações meramente aparentes são facilmente detectadas e minam a essência do marketing pessoal verdadeiro. O segredo, portanto, é sempre se perguntar: de que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?
Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. .....E o melhor é que, além de beneficiar que o pratica, ele também proporciona bem estar para os que estão ao redor.
Bibliografia: http://www.revista.inf.br/adm09/pages/resenhas/ADM-edic09-anov-nota01.pdf
http://www.slideshare.net/wellingtoncaput/slides-palestra-marketing-pessoal
- A qualidade do posicionamento emocional para com os outros
- A comunicação interpessoal
- A montagem de uma rede relacionamentos
- O correto posicionamento da imagem
- A prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demaisPosicionamento emocional pode ser definido como sendo a forma com que as pessoas se lembrarão de um individuo. Algumas pessoas se recordam de outras pela maneira cortês, positiva e educada como foram tratadas, pela sinceridade e zelo com que tiveram o contato, enfim, pelas emoções positivas que remetem à imagem de outrem. Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o contato interpessoal tenha sido curto.
Assim, a prática do marketing pessoal deverá ser responsável por um grande cuidado na maneira como se dão os contatos interpessoais. São fundamentais para isso atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Reza uma máxima do marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.A comunicação interpessoal pode ser definida como sendo o grande elo que destaca um individuo em meio à massa. Quando ele fala, quando se expressa por escrito ou oralmente, quando cria vínculos de comunicação continuada, o individuo externa o que tem de melhor em seu interior. Assim, usar um português correto e adequado a cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas é básico para um bom desenvolvimento do marketing pessoal. Temos sempre a tendência de ver as pessoas que se comunicam bem como líderes no campo em que atuam.
Rede de relacionamentos pode ser definida como uma teia de contatos, nos mais variados níveis, fundamentais para o individuo se situar socialmente, tanto de forma vertical (com relações em plano mais elevado que o seu) quanto horizontalmente (com seus pares, em plano semelhante).
Quando se fala em rede de contatos, dois desafios surgem imediatamente: dimensionar os relacionamentos de forma plural, isto é, ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva; e manter a rede de contatos, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com atenção e cordialidade.Posicionamento de imagem pode ser definido como uma adequação visual ao contexto social. É fato que a sociedade hipervaloriza a imagem e, exageros à parte, o princípio do cuidado visual precisa ser analisado realisticamente. Assim, o traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem.
Finalmente, a prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais é o grande elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de galgar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam.
Não é preciso dizer que apoiar, ajudar e incentivar as pessoas deve ser um conjunto de atitudes sinceras, transparentes e baseadas no que se tem de melhor. Até porque ações meramente aparentes são facilmente detectadas e minam a essência do marketing pessoal verdadeiro. O segredo, portanto, é sempre se perguntar: de que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?
Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. .....E o melhor é que, além de beneficiar que o pratica, ele também proporciona bem estar para os que estão ao redor.
Bibliografia: http://www.revista.inf.br/adm09/pages/resenhas/ADM-edic09-anov-nota01.pdf
http://www.slideshare.net/wellingtoncaput/slides-palestra-marketing-pessoal
Crônica- L.P.L.
Características da Crônica
Texto curto e inteligível (de imediata percepção).
Apresenta marcas de subjectividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa.
Pode comportar diversos modos de expressão, isoladamente ou em simultâneo:
- narração.
- descrição.
- contemplação / efusão lírica.
- comentários.
- reflexão.
Linguagem com duplos sentidos / jogos de palavras / conotações;
Utiliza a ironia.
Registo de língua corrente ou cuidado.
Discurso que vai do oralizante ao literário.
Predominância da função emotiva da linguagem sobre a informativa.
Vocabulário variado e expressivo de acordo com a intenção do autor.
Pontuação expressiva.
Biologia- gorduras
Gordura Saturada
A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente se estabiliza em estado solido. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras. Ela é considerada uma gordura ruim para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim, causando alguns problemas no coração. Para uma pessoa que possui uma dieta balanceada e come de forma saudável, a ingestão sugerida pode chegar a ser no máximo de 20 gramas por dia.
Gordura Insaturada
A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Em uma dieta balanceada deve recomenda-se ser consumido no máximo 44 gramas da gordura insaturada por dia. Ela faz com que o colesterol ruim diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A gordura insaturada não traz tanto mal como a gordura saturada quando consumida corretamente.
Gorduras Trans
A gordura trans é a gordura formada por um processo químico chamado de hidrogenação. Durante o processamento são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em acido graxo trans, e daí vem a denominação de “gorduras trans”. Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, entre eles as possibilidades são: aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol bom abaixe. Ela é muito encontrada em uma grande maioria de alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batatas fritas, biscoitos, sorvetes e muitos outros. Para não prejudicar a saúde, a sugestão usual dos profissionais é de consumir no máximo 2 gramas ao dia de alimentos com gorduras trans.
Bibliografia: http://www.casadicas.com.br/alimentacao/diferenca-entre-gordura-saturada-insaturada-e-gordura-trans/
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/gorduras-trans-insaturadas-e-hidrogenadas-entenda-as-diferencas/
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1542076-10406,00-GORDURA+INSATURADA+DIMINUI+RISCO+PARA+CORACAO.html
http://suadieta.com.br/Materias/1106/alimentacao/MAT_679
Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo
O Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU-SP) constitui em um conjunto de 66 painéis de grafite instalados nas pilastras que sustentam o trecho elevado da Linha 1-Azuldo Metrô de São Paulo, localizados no canteiro central da Avenida Cruzeiro do Sul entre as estações Santana e Portuguesa-Tietê, no distrito de Santana, Zona Norte de São Paulo. Esta região da cidade é considerada como berço do grafite paulistano desde os anos 1980 e 1990. De acordo com seus organizadores é o primeiro Museu Aberto de Arte Urbana do Brasil e do mundo.
Foi elaborado a partir da prisão de onze grafiteiros no mesmo local por não possuírem autorização legal do Metrô. Segundo Binho, um dos organizadores: "Resolvemos pintar por nossa conta e aí o bicho pegou. Na delegacia, amadurecemos a ideia, rascunhamos um projeto e apresentamos à Secretaria de Estado da Cultura, ao presidente do Metrô e à diretora da SP-Urbanismo". Após a aprovação do projeto, foi criada uma parceria entre o Metrô, a Secretaria de Estado da Cultura, Paço das Artes e a Galeria Choque Cultural. A Secretaria do Estado da Cultura e o Metrô contribuíram com tinta e spray e revitalizaram as estruturas, os futuros paineis de 4 metros de altura.
Não existe outro lugar na cidade tão perfeito quanto este, ... aqui os artistas podem pintar tranquilamente e, principalmente, porque a zona norte é um dos berços do graffiti em São Paulo. |
— Chivitz, um dos curadores do museu4
|
Iniciado no final do mês de setembro de 2011 o projeto contou com a presença de 58 artistas, como: Binho, Chivitz, Akeni, Minhau, Larkone, Onesto, Zezão, Higraff, Presto e Anjo, a maioria residente na região norte. Nos dez dias de trabalho foram usadas três mil latas de spray especial e 40 latas de 18 litros de látex. A temática das obras é variada: natureza, vida urbana, periferia e uma homenagem à Frida Khalo. Além disso, visa a recuperação do centro de Santana, hoje degradado, e o desenvolvimento ações educativas em escolas da região, com o intuito de aproximar este público à arte urbana. As obras expostas nas colunas do museu serão trocadas anualmente.
Biologia- Origem da Vida
Até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento da Terra. Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.
Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos, executados por cientistas, como Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes.
Embora tenha respondido uma grande questão, a biogênese não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese.
Atualmente, acredita-se que o primeiro ser vivo era autotrófico. Dois motivos justificam sua ampla aceitação: o fato do planeta provavelmente não dispor de moléculas orgânicas suficientes para sustentar as multiplicações dos primeiros seres vivos até que a fotossíntese surgisse, e o fato de que, em razão da instabilidade do planeta, estes organismos só conseguiriam sobreviver se estivessem em locais mais protegidos, como fontes termais submarinas dos mares primitivos. Assim, a hipótese autotrófica sugere que os primeiros seres vivos surgiram primeiramente em ambientes mais extremos, nutrindo-se a partir da reação entre substâncias inorgânicas, tal como algumas archaeas atuais: processo este denominado quimiossíntese. Essa hipótese sugere ainda que, a partir desses primeiros seres vivos, surgiram aqueles capazes de realizar fermentação, depois os fotossintéticos e, por último, os seres heterotróficos.
Acredita-se que esses primeiros indivíduos eram procarióticos, compartilhando diversas semelhanças com as arqueas; e, há cerca de dois bilhões de anos, surgiu a célula eucariótica.
Arte
Arcos de Triunfo
A origem dos Arcos de Triunfo remonta a um costume romano de construir estes monumentos à passagem dos vitoriosos. Elescelebram as vitórias militares romanas, representadas nos baixos-relevos dos arcos, onde os artistas esculpiam as campanhasmilitares e os despojos dos vencidos.
Os atuais cinco Arcos de Triunfo existentes na cidade de Roma representam os triunfos de Druso, Tito, Sétimo Severo, Gallianoe Constantino. Na província, também se construíam Arcos de Triunfo, para comemorar acontecimentos da vida municipal,contudo, esta designação não é muito apropriada, pois tem mais a ver com o tipo de arcos que exalta a glória dos vencedoresromanos.
Os arcos mais conhecidos são os de Tito e de Constantino. No Arco de Tito, de 81 d. C., estão representadas cenas como atomada de Jerusalém; numa das cenas entre os despojos da batalha figura um candelabro judaico de sete braços, o menorah,entre outros objetos sagrados. Neste monumento, comemorativo das vitórias de Tito, a ilusão do movimento é muito bemconseguida, nomeadamente no trabalho das figuras entre a multidão.
No Arco de Constantino, localizado junto do Coliseu de Roma, edificado entre 312 e 315, um dos maiores e melhoresmonumentos deste tipo, está condensada a missão deste imperador.
Também encontramos este tipo de construção em Ancona, em Benevento, na Itália; em Saint-Ren, perto de Arles, emCarpentras e em Orange, estes já na França.
Nos tempos modernos foram igualmente construídos arcos, para honrar as conquistas de chefes políticos. Em Napóles foielevado um arco de Afonso de Aragão; em Paris foi edificado um monumento deste tipo para dignificar Luís XIV ao qual foramdados os nomes de Porte Saint-Denis e Porte Saint-Martin, respetivamente. Com Napoleão, foram construídos os arcos deCarrousel e de L'Etoile dedicados ao Grande Exército. A edificação do Arco de L'Etoile foi decretada depois da batalha de Austerlitz, a 12 de fevereiro de 1806, por Napoleão, e foi construído segundo um plano do arquiteto Chalgrin. Ficou célebre aimagem dos exércitos alemães marchando junto deste arco, durante a Segunda Guerra Mundial. Nele encontra-se, também, otúmulo do Soldado Desconhecido. O Arco de Carroussel, também erigido em 1806, seguiu os planos de Percier e Fontaine.
O Arco de Marselha, por sua vez, foi consagrado pela Monarquia de julho às glórias da República e do Império.
Assinar:
Postagens (Atom)