Nome da empresa:
Andorinha Hipermercado LTDA.
Endereço:
Avenida Parada Pinto 2262- Horto Florestal- CEP: 02611-001.
História
Thomaz Gouveia Filho, proveniente da
cidade de chega ao Brasil em 1929, a um pequeno povoado situado à Noroeste do
estado de São Paulo, chamado José Teodoro.
Casa-se e tem cinco filhos, sendo que o segundo deles (o primeiro homem) recebe o nome de Thomaz Gouveia neto, não imaginando que esse filho, anos de depois, levaria o nome Gouveia a uma altura nunca antes imaginada.
Em 13/06/1945, o povoado de José Teodoro passa a chamar-se em definitivo Martinópolis, em homenagem ao seu principal colonizador: João Gomes Martins.
Inicia-se então o seu primeiro comércio: tecidos, zíperes, botões. A segunda loja vem algum tempo depois, comercializando materiais, sacos fechados. A trajetória da Família GOUVEIA, no pequeno povoado é marcada pela participação ativa junto à comunidade. Na vida pública, elegendo-se vereador com a realização de obras de importância para a região.
Após se casar, começam a nascerem os filhos. O EMPÓRIO NOSSA SENHORA APARECIDA, era pequeno para tantas pessoas, tantos sonhos e objetivos. Nosso patriarca começa a entender que estava chegando a hora de partir da aconchegante Martinópolis, em busca de realizações maiores.
A chegada em São Paulo, foi marcada por muito trabalho, logo na primeira loja, com os primeiros funcionários, toda a família trabalhava para o crescimento do pequeno negócio. Crescia também o respeito entre os fornecedores por aquela pequena ANDORINHA.
Sr. THOMAZ faleceu no ano de 1993, pouco depois de uma viagem a Martinópolis, onde fora homenageado por familiares, amigos e políticos.
Hoje, a realidade é muito maior que seu sonho, administrado por seus filhos, o pequeno comércio transformou-se em um Hipermercado, possuindo mais de 300 mil clientes em uma área confortável para compras, com shopping e 1.000 vagas cobertas de estacionamento. Gerando hoje, mais de 900 empregos diretos e facilitando a moradia de muitos de seus funcionários.
Casa-se e tem cinco filhos, sendo que o segundo deles (o primeiro homem) recebe o nome de Thomaz Gouveia neto, não imaginando que esse filho, anos de depois, levaria o nome Gouveia a uma altura nunca antes imaginada.
Em 13/06/1945, o povoado de José Teodoro passa a chamar-se em definitivo Martinópolis, em homenagem ao seu principal colonizador: João Gomes Martins.
Inicia-se então o seu primeiro comércio: tecidos, zíperes, botões. A segunda loja vem algum tempo depois, comercializando materiais, sacos fechados. A trajetória da Família GOUVEIA, no pequeno povoado é marcada pela participação ativa junto à comunidade. Na vida pública, elegendo-se vereador com a realização de obras de importância para a região.
Após se casar, começam a nascerem os filhos. O EMPÓRIO NOSSA SENHORA APARECIDA, era pequeno para tantas pessoas, tantos sonhos e objetivos. Nosso patriarca começa a entender que estava chegando a hora de partir da aconchegante Martinópolis, em busca de realizações maiores.
A chegada em São Paulo, foi marcada por muito trabalho, logo na primeira loja, com os primeiros funcionários, toda a família trabalhava para o crescimento do pequeno negócio. Crescia também o respeito entre os fornecedores por aquela pequena ANDORINHA.
Sr. THOMAZ faleceu no ano de 1993, pouco depois de uma viagem a Martinópolis, onde fora homenageado por familiares, amigos e políticos.
Hoje, a realidade é muito maior que seu sonho, administrado por seus filhos, o pequeno comércio transformou-se em um Hipermercado, possuindo mais de 300 mil clientes em uma área confortável para compras, com shopping e 1.000 vagas cobertas de estacionamento. Gerando hoje, mais de 900 empregos diretos e facilitando a moradia de muitos de seus funcionários.
Princípios de Organização
1. Cada coisa tem seu lugar: Sendo um Hipermercado e um Hiper Center, o “Andorinha” possui uma grande variedade de produtos e serviços, depoimentos de clientes revelam que a organização do mesmo é apreciável, cada tipo de produto tem seu corredor, e cada corredor é sinalizado por placas. Até mesmo para quem entra no local pela primeira vez, fica fácil encontrar algum produto rapidamente.
2. Colocar as coisas
de volta no lugar: Geralmente as pessoas acabam tirando produtos do lugar, ou
acabam desistindo de levar algum produto e deixam-no em qualquer outra
prateleira, mesmo assim é difícil ver algum produto fora do lugar, muitos dos
funcionários da empresa são responsáveis por andar pelo estabelecimento a
procura de produtos que estejam em espaço incorreto e coloca-lo novamente em
seu devido lugar.
3. Anotar tarefas e
lembretes: A empresa conta com uma gerência rica em responsabilidade, há
funcionários que passam pelos caixas com uma prancheta na mão, eles têm
responsabilidade de anotar todos os caixas que necessitam de alguma coisa, por exemplo,
se o “separador de compras” deve ser trocado, ou se é necessário um novo pano para
limpar o espaço onde as compras são colocadas e assim por diante. Todas as
tarefas quem devem ser anotadas com relação aos caixas são de sua
responsabilidade.
4. Não acumular
papéis: Algumas funcionárias ficam no caixa, além de passarem os produtos,
fazem uma organização do local jogando fora os papéis que não são necessários,
alguns são empilhados e presos com um clipe.
5. Não deixar as
coisas para depois: Pequenos detalhes dentro dessa empresa fazem a diferença,
como a reposição de algum produto, ou a data de publicação do resultado de
algum sorteio. Todas as ações dentro do Hiper Center Andorinha são tomadas o
mais rápido possível, nunca são deixadas para depois, tornando-o um
exemplo.
Princípios de Desorganização
1. Centralização e/ou personalismo do chefe: Uma das maiores
reclamações que o Hipermercado Andorinha tem é com relação ao conhecimento dos
funcionários, todos os dados da empresa são centralizados a uma pessoa, e
geralmente outros funcionários não tem conhecimento sobre informações do
mercado.
2. Processo de comunicação administrativo falho: Uma vez enquanto
passava as compras pelo caixa, uma moça se aproximou e falou alguma coisa para
a funcionária que atendia a minha mãe, no mesmo instante a atendente se voltou
para essa moça e começou a questionar a informação passada, ela disse várias
vezes que uma outra pessoa havia lhe dito completamente o contrário, não
consegui entender do que se tratava, mas ficou evidente a falta de comunicação.
3. Divisão do trabalho não definida: Comparado muitas
vezes ao MC Donald’s, o Hipermercado Andorinha possui uma característica que
incomoda muitos clientes, e até os próprios funcionários, é visível que não
existe uma divisão concreta do cargo dos funcionários, hora um está no caixa,
hora como empacotador. Essa é uma característica que mostra um dos pontos de
desorganização da empresa.
4. Focos crônicos de desperdício: Ao comprar pão uma vez o moço que
me atendeu se atrapalhou um pouco ao colocar um dos pães no saco, o mesmo
rasgou bem na beirada, quando vi não me incomodei, mas mesmo assim o atendente
retirou os pães do saco e pegou outro. De inicio eu só achei estranho, mas não
disse nada. Mas depois de muito tempo aconteceu de novo, dessa vez com a minha
irmã, eu estava vendo e perguntei para o atendente porque ele havia jogado o
saco fora, sendo que era simples resolver o problema colocando o durex em cima
do rasgo no momento de fechar o mesmo, ele respondeu que devia fazer isso
quando acontecesse do saco rasgar, independente do tamanho do rasgo ou do
local, ele falou que essa atitude devia ser tomada para que nenhum cliente
saísse insatisfeito. É compreensível a preocupação com o cliente, mas o
desperdício que a empresa enfrenta é desnecessário.
5. Sentimento negativo do funcionário: Minha vó comentou
comigo uma vez que havia ido no mercado ( Andorinha), e que havia ficado um bom
tempo esperando meu avô chegar de carro para busca-la, enquanto esperava ela
ficou conversando com um moço, funcionário do mercado, ele se queixava de
várias ações de seu superior, e dizia que não via a hora de ser mandado embora.
Ele contou até que estava tomando várias atitudes, como faltar no serviço sem
dar nenhuma justificativa, deixar de cumprir tarefas, etc. Tudo para que fosse
mandado embora. Minha vó disse: “Ele estava tão desanimado e descontente que
dava até dó”.
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